top of page

O que são Hipospádias?

As hipospádias são a principal malformação congénita que ocorre nos humanos de sexo masculino. A principal característica das hipospádias é a presença de uma uretra que não chega até à glande ou cabeça do pénis, sendo portanto mais curta e abrindo-se na parte de baixo do mesmo. Existem desde formas leves em que a uretra chega quase à glande, até formas graves em que o orifício da uretra se encontra no escroto ou mesmo próximo do ânus. Uma outra característica da hipospádia é a presença de um tecido fibroso na parte de baixo do pénis, o que provoca uma curvatura deste, em especial quando a criança apresenta uma ereção.

1. Exemplo de hipospádias

Causas das Hipospádias

A causa da hipospádia é desconhecida, mas pode ser a nível hormonal, ambiental e mesmo genético.

Nível Endócrino: As suspeitas a nível endócrino aparecem pois os indivíduos com hipospádias apresentam baixos níveis de androgénios (por exemplo, a testosterona) e de células infantis. A incapacidade de usar essas substâncias de forma eficaz também pode resultar em hipospádias. Os androgénios são substâncias que estimulam o desenvolvimento de características masculinas. A exposição materna ao aumento dos níveis de progesterona, comum durante a fecundação in vitro, pode aumentar o risco de hipospádia no bebé.

Nível ambiental: A exposição ambiental ao estrógeno durante o desenvolvimento da uretra também pode ser um fator de risco. A exposição pode ocorrer quando a mãe ingere pesticidas em frutas e legumes e leite de vacas prenhas.

2. Sistema Endócrino

3. Representação de fruta tóxica

Nível Genético:Suspeita-se de fatores genéticos, pois há um aumento de incidência da doença em gémeos em relação a nascimentos de um indivíduo. A Gonadotrofina Coriónica Humana (hCG) é uma hormona produzida no início da gravidez, que estimula a produção de estrogénio e progesterona. No caso de gémeos, a produção de hCG pode não ser suficiente para impedir o desenvolvimento incompleto da uretra. Há também uma chance de 20% que um bebé nascido com hipospádias ter um membro da família com a doença.

4. Cadeia de DNA

Qual é a sua incidência na população?

Tipos de hipospádias

É possível distinguir vários tipos de hipospadia consoante a localização do meato uretral e a possível existência de outras malformações associadas. Os principais tpos de hipospádias são:

Hipospádia distal: A forma mais comum, embora o meato uretral se encontre situado perto da sua localização normal, a face inferior da glande apenas se encontra revestida pelo prepúcio na parte superior.

Hipospádia peniana: O meato uretral localiza-se em algum ponto da face inferior do pénis entre a glande e a raiz. Neste caso, o prepúcio reveste apenas a parte superior da glande. Para além disso, o defeito pode estar associado ao desenvolvimento de uma fita de tecido fibroso no corpo esponjoso, que provoca a curvatura do pénis para baixo, sobretudo quando entra em estado de erecção.

Hipospadia proximal: O meato uretral encontra-se situado na raiz do escroto. Nestes casos, o pénis costuma ter um tamanho reduzido e apresenta uma curvatura para baixo muito acentuada.

Hipospadia perineal: A forma mais extrema e menos frequente. O meato uretral abre-se directamente no períneo (localiza-se entre o saco escrotal e o ânus). Por vezes, o pénis tem um tamanho reduzido e a sua curvatura para baixo é muito significativa. Para além disso, em alguns casos, o escroto encontra-se partido e apresenta um aspecto semelhante a lábios grandes, enquanto que os testículos são atróficos e não se encontram no escroto, o que dificulta a identificação inicial precisa do sexo do recém-nascido.

5. Diferentes tipos de Hipostádias

Quais as consequências das Hipostálias na vida do doente?

A hipospádia é uma malformação presente desde o nascimento e as suas consequências dependem, sobretudo, da localização anómala do meato uretral e da existência de outros defeitos associados.

Caso a abertura se encontre próxima da ponta da glande, o defeito apenas provoca problemas relacionados com o controlo da direcção do jato da urina. No entanto, caso o meato uretral se encontre localizado noutro ponto mais afastado ao longo do corpo do pénis, desde a glande até à raiz ou até no períneo, o defeito provoca várias consequências no funcionamento do aparelho urinário e na actividade sexual, já que tanto a urina como o esperma saem para o exterior através do orifício uretral situado em posição anómala.

Nas formas extremas do defeito, o meato uretral encontra-se localizado entre a base do pénis e o ânus, associado a outras malformações anatómicas, que dificultam o reconhecimento do sexo do recém-nascido.

 

Esta doença pode ser tratada. As diversas formas de tratamento associadas à mesma encontrar-se-ão publicadas no separador Tratamentos deste mesmo site.

Hipospádias

A hipospádia está entre os defeitos de nascimento mais comuns em indivíduos do sexo masculino (além do criptorquidismo), tendo sido relatadas  diversas incidências em diferentes países.

Há algumas evidências de que a incidência de hipospádias no mundo tem vindo a crescer nas últimas décadas. Nos Estados Unidos, dois estudos relataram que a incidência cresceu de cerca de 1 em 250 nascimentos na década de 1970 para 1 em 125 nascimentos na década de 1990.

  • Facebook Clean

© 2015 por Alexandre Martins, Catarina Gracias, Filipa Salvador, Mariana Albano e Pedro Andrade

Escola Secundária Poeta António Aleixo

bottom of page