top of page

Quais são os tratamentos da Varicocele?

Nem todos os homens inférteis sofrem de varicocele e nem todos os homens com varicocele são inférteis. Apesar da doença representar cerca de 40% dos casos de infertilidade masculina, nem sempre afeta a fertilidade do homem, sendo que muitas vezes o tratamento para varicocele pode ser dispensado. No entanto, se o paciente apresentar sintomas como atrofia testicular ou infertilidade pode precisar ser submetido ao tratamento. Os tratamentos são sempre cirúrgicos: cirurgia aberta, cirurgia laparoscópica e embolização de varicocele.

 

  • Cirurgia aberta: a cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura cerca de 45 minutos e o paciente costuma ter alta no dia seguinte. Devido ao edema, indica-se o uso de um apoio para a bolsa escrotal durante alguns dias.

  • Cirurgia laparoscópica: é menos usada, pois possui tempo operatório maior e a alta hospitalar demora aproximadamente 48 horas. A única vantagem em relação à aberta é o fato da incisão ser menor. O objetivo da cirurgia é lacrar (fechar/selar com lacre) as veias afetadas para redirecionar o fluxo de sangue para as veias normais. Em casos de infertilidade masculina, o tratamento de varicocele pode melhorar ou até mesmo tratar o problema, ajuda na melhoria da qualidade dos espermatozoides e aumenta a sua produção.

1. Laparoscopia

2. Movimentação de catéter numa veia

Interrompe-se a comunicação das veias danificadas com as funcionais, reestabelecendo assim a circulação normal (o sangue passa a circular por outras veias). Quando se finaliza o procedimento, o cateter é retirado e o paciente fica em observação por apenas algumas horas, recebe alta no mesmo dia e pode voltar à vida normal 24 horas depois, sendo necessário apenas evitar esforço físico. Pouco tempo depois, o paciente volta a produzir espermatozóides.

  • Embolização de varicocele: A Embolização de varicocele é o tratamento da varicocele mais revolucionário de hoje em dia: é um processo não cirúrgico, semelhante a um cateterismo( exame  para examinar vasos sanguíneos). Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, dura em média uma hora, e exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor. É realizada por meio de uma pequena incisão na virilha, por onde um cateter é introduzido na veia femoral que faz um mapeamento venoso e detecta no testículo quais são as veias afectadas pela varicocele. Através deste cateter são injetadas substâncias embolizantes, que ocluem (obstruem) as veias alteradas impedindo a acumulação e o fluxo de sangue nas mesmas.

Neste site pode encontrar mais informação sobre a varicocele e os tratamentos disponíveis bem como as etapas da Varicocelectomia : http://www.procriar.com.br/varicocelectomia

 

 

A reparação de varicoceles apresenta relativamente poucos riscos para o homem, os quais podem incluir: a acumulação de líquido em torno dos testículos (hidrocele), a recorrência da varicocele e os danos numa das artérias

Varicocele

  • Facebook Clean

© 2015 por Alexandre Martins, Catarina Gracias, Filipa Salvador, Mariana Albano e Pedro Andrade

Escola Secundária Poeta António Aleixo

bottom of page