O que são malformações congénitas?
Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), uma malformação congénita é um defeito na constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos que origina uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento devido a, normalmente, uma causa genética. Essa definição abrange todos os desvios em relação à forma, tamanho, posição e número de uma ou mais partes capazes de serem averiguadas macroscopicamente ao nascimento.
As malformações congénitas não são resultado de uma única causa. Podem ser devidas à herança genética (causa mais comum), a doenças preexistentes ou contraídas pela mãe nos primeiros meses de gravidez, à ingestão de medicamentos por esta no mesmo período e ainda à ação conjunta de alguns desses fatores.
Incidência de malformações congénitas
Cerca de vinte por cento dos natimortos e crianças que morrem na primeira semana de vida, que representam 0,6% do total de nascimentos, apresentam malformações congénitas graves.
Muitas vezes estas malformações originam-se nos órgãos sexuais masculinos. Estas malformações nos órgãos sexuais masculinos são responsáveis por cerca de 35% das causas de ausência de espermatozoides não ejaculados ou alteração importante da qualidade do sémen. Vários são os fatores responsáveis, existindo várias doenças associadas a este tipo de malformações. Normalmente, são problemas verificados no exame físico do paciente e o tratamento é específico para cada doença.
Netgrafia:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos7.php
http://pt.slideshare.net/EmileneFreires/malformaes-congnitas
http://pt.slideshare.net/maurerigor/embriologia-malformaes-congnitas-fatores-genticos
http://guiadobebe.uol.com.br/infertilidade-masculina/
Publicado por: Alexandre Martins a 05.11.2015 às 19.30
MALFORMAçÕES congénitas
Doenças associadas a malformações congénitas