top of page

O que é a caxumba?

É uma doença frequente na infância e pode causar infertilidade. É caracterizada pela infeção de uma ou ambas das glândulas salivares parótidas (responsáveis pela produção de saliva) transmitida por gotículas de saliva, tosses e espirros da pessoa infetada. Essa infeção, chamada parotidite (que provoca um inchaço atrás das orelhas), pode migrar para os testículos, cujo tecido tem características semelhantes às da glândula em que a mesma se origina. Costuma-se dizer que “a caxumba desceu para os testículos”.

1.Vírus da família Paramyxoviridae

Essa contaminação testicular pode levar à atrofia do órgão e interromper a produção dos espermatozoides. Metade dos jovens adultos que apresentam orquite (que é a inflamação dos testículos) acaba por ficar irreversivelmente infértil. Neste caso, a melhor forma de prevenir a doença é através da vacinação ainda durante a infância.

 

Segundo a especialista em tratamentos de fertilização in vitro, Silvana Chedid, ainda que o paciente permaneça em repouso enquanto apresentar  dor e febre, isso não impede que a caxumba chegue aos testículos. “O ideal é que esse paciente procure o seu médico para, depois de seis meses, fazer os exames que conferem a taxa de produção de espermatozoides. Dependendo do resultado, ele poderá gerar filhos naturalmente. Já se houver redução no número ou na qualidade dos espermatozoides, deverá contar com a eficiência das técnicas de reprodução assistida” aconselha a especialista. Pode consultar e ler mais sobre técnicas de reprodução assistida em: http://aepaa12ac.wix.com/rma-reproducaoassist

 

Fonte: Dra. Silvana Chedid é médica ginecologista e chefe do setor de Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa (SP)

caxumba

  • Facebook Clean

© 2015 por Alexandre Martins, Catarina Gracias, Filipa Salvador, Mariana Albano e Pedro Andrade

Escola Secundária Poeta António Aleixo

bottom of page