O que é a Criptorquidia?
1. Exemplo de criptorquidia
A criptorquidia é um problema comum entre os bebés e acontece quando os testículos não descem para o escroto, a bolsa que envolve os testículos. Normalmente, os testículos descem para o escroto nos últimos meses de gestação e, se tal não acontece, o bebé nasce sem os testículos no lugar normal.
Bem cedo na gravidez, os testículos começam-se desenvolver dentro do abdómen, influenciados por várias hormonas. Por volta da 32ª e 36ª semanas de gestação, os testículos começam a descer em direção ao escroto, através de um “buraco” chamado anel inguinal. A maioria deles descerá espontaneamente durante os primeiros três a seis meses de vida. Pode ser afetado tanto um como ambos os testículos.
As causas para esta causa são variadas, como por exemplo hérnias no local por onde descem os testículos da zona abdominal para o escroto, problemas a nível hormonal, baixo peso do bebé, devido a nascimentos prematuros, contacto com substâncias tóxicas, entre outros.
Tipos de Criptorquidia
A criptorquidia pode ser classificada em:
-
Criptorquidia bilateral: quando estão ausentes os dois testículos no escroto, que se não for tratada pode tornar o homem estéril;
-
Criptorquia unilateral: quando está ausente um testículo num dos lados do escroto, podendo provocar diminuição da fertilidade.
Qual é a sua incidência na população?
Embora a criptorquidia afete aproximadamente 4% dos bebés do sexo masculino nascidos no tempo determinado, a sua incidência aumenta para os 30% nos que nascem prematuramente. Todavia, a incidência deste problema diminui de forma progressiva ao longo da infância, já que se pode corrigir de forma espontânea, o que faz com que, após a puberdade, apenas se manifeste em 1% dos casos.
Como pode ser realizado o seu diagnóstico?
No exame físico, um ou ambos os testículos estarão ausentes no escroto. Na maioria de casos, o médico pode sentir o testículo na parte acima do escroto. Se o médico não conseguir encontrar ou sentir o testículo, a sua localização precisa de ser determinada por uma laparoscopia diagnóstica, feita por um especialista.
3. Ultrassom para localização do testículo criptorquídico
2. Exame físico para localização dos testículos
Neste procedimento, uma câmara de vídeo especialmente projetada é inserida por uma incisão pequena no umbigo, para olhar diretamente sobre a parte interna do abdómen.
Outro recurso utilizado é o Ultrassom, que indiretamente determina a localização do testículo criptorquídico (testículo que não efetuou a sua descida da cavidade abdominal até ao escroto corretamente).
Esta doença pode ser tratada. As diversas formas de tratamento associadas à mesma encontrar-se-ão publicadas no separador Tratamentos deste mesmo site.
Netgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptorquia
http://www.infoescola.com/doencas/criptorquidia/
http://www.cirurgiapediatrica.net.br/criptorquidia/
http://www.policlin.com.br/drpoli/068/
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/criptorquidia/
Fontes das imagens:
1. http://www.cirurgiaendocrina.com.br/criptorquidia.html
Publicado por: Alexandre Martins a 05.11.2015 às 22.15
Criptorquidia